Realidade Virtual
GUI (Graphical User Interface)
-
Constitui um meio de interação com o computador;
-
Transmite a sensação de manipulação direta de objetos através da utilização de dispositivos de entrada (rato, teclado, joystick...).
Ambientes Imersivos
Para a estimulação dos sentidos do utilizador são utilizados dispositivos para interagir com os objetos do ambiente virtual.
Como por exemplo:
-
Capacete de Visualização;
-
Luvas de Dados;
-
Auscultadores.
Os ambientes de realidade virtual resultam do desenvolvimento e da investigação realizados com GUI.
Através da utilização de ambientes virtuais e da estimulação de todos os sentidos do utilizador (visão, audição, tato e outros), obtêm-se os ambientes imersivos.
-
Os ambientes gráficos atuais apresentam boa qualidade necessitando por isso de computadores e periféricos com mais capacidades.
-
Transmitem mais facilmente ao utilizador a sensação de realidade e permitem uma análise mais correta e cuidadosa da informação.

Definição
A Realidade Virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos.
Os ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais que existem no ciberespaço.
(Ciberespaço - é o espaço que existe no mundo de comunicação em que não é preciso a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento).
Estes ambientes virtuais são, atualmente, utilizados na maioria das áreas do conhecimento e das atividades humanas, como medicina, arquitetura, engenharia, educação, entretenimento e treino de atividades desportivas e profissionais.

Realidade Imersiva & Não Imersiva
Realidade Imersiva
A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos.
Para produzir ao utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimular sensorialmente, utilizando diversos dispositivos como por exemplo:
-
Capacete de visualização, luvas de dados, etc...
Realidade Não Imersiva
A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentado pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em quem o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual atráves de dispositivos como o rato, teclado e o joystick.